Marumby, valorizando a experiência.

  • Início
  • Sobre
  • Programação
  • Galeria
  • Contato
  • Trabalho Seguro

    A proposta do trabalho seguro é a capacitação voltada aos profissionais que atuam em ambiente vertical urbano e também em áreas naturais.

    Em ambiente urbano oferecemos capacitações atualmente para Corporações de Bombeiros e Militares.

    Em ambiente natural prestamos capacitações para Corporações que atuam em ambientes verticais e Técnicos que trabalham em torres de observação de incêndio em reflorestamentos, na colheita de sementes, nas atividades arbóreas que incluem o monitoramento e estudo dossel, na observação de aves e pesquisas em geral que necessitem o uso das técnicas verticais.

    Baseamos nossas capacitações em normas do Ministério do Trabalho (MTB) destacando, para a área do trabalho profissional em ambiente vertical no país, a NR-34 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval e NR-35 – Trabalhos em Altura.

    Contamos também com duas Normas Brasileiras de Regulamentação no âmbito da ABNT − Associação Brasileira de Normas Técnicas, que tratam do acesso por corda: a ABNT − NBR − 15.595, de Procedimentos de acesso por cordas e a ABNT−NBR 15.475, de Requisitos de Qualificação e Certificação do profissional de acesso por cordas, que permite buscar a certificação pessoal através de Centros Credenciados. Mais informações sobre este processo podem ser obtidas através da ABENDI: www.abendicordas.org.br/index.php#certificacao. Estas NBR’s estão inclusas nas NR’s do MTB citadas acima.

    O Trabalho Seguro em Ambiente Vertical requer a utilização eficaz de técnicas e equipamentos, por profissionais treinados e conscientes dos riscos que estão expostos, aumentando a segurança, confiança e produtividade, bem como minimizando os efeitos de um incidente. Além disso, é necessária uma análise de riscos de cada etapa do trabalho, sua avaliação e tratamento e, caso necessário, a adequação dos locais de fixação da corda ou outro equipamento, a fim de adequar os procedimentos e sistemas de segurança.

    Capacitação de Trabalho Seguro em Ambiente Vertical − árvores e outros ambientes naturais

    PAARA – Capacitação de Prevenção de Acidentes e Autorresgate em Ambiente Vertical voltada a Corporações